DOLCE MODA

Bom dia Meninas,

 

Tudo bem com vocês?? Sentiram minha falta na semana passada?? Pois é, o #projetodomvidasaudavel também tirou uns dias de férias, mas já estamos de volta com fôlego total pra esse segundo semestre né?!!! O Verão já já está aí e tá na hora de pegar firme na ginástica e na alimentação hein!! Vamos juntas!!!

Hoje a matéria vai ser sobre um assunto que serve para quase todo mundo, já que não conseguimos mais viver longe dos computadores e a cada dia passamos mais tempo na frente de suas telas!! 

Vou falar para vocês da importância de se manter uma postura correta diante do computador, seja durante o trabalho, ou mesmo nos momentos de lazer ou estudos! Já ouviram falar em ergonomia?

Postura

Para a Sociedade de Pesquisas Ergonômicas: ergonomia é o “estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”. 

Assim, a ergonomia está diretamente ligada à questão postural, por isso sua importância no ambiente de trabalho. Porém, esses problemas extrapolaram o ambiente do escritório e tornaram-se parte constante do nosso dia-a-dia, uma vez que não conseguimos mais ficar longe do computador!

Uma má postura diante do computador pode acarretar inúmeras dores, que inclusive podem se tornar doenças crônicas, adverte o fisioterapeuta Rafael Emediato, tais como:

- Dores nas costas;

- Dor no percoço;

- Dores nos braços, ante-braços e mãos;

- Cansaço e desconforto;

- LER (Lesão por esforço repetitivo);

- DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho);

- Hérnia de disco;

Porém, a boa notícia é que através de pequenos ajustes ergométricos (ou seja, ajustes na sua mesa, cadeira, posição da tela, posição do mouse e até mesmo do telefone) é possível acabar com esses problemas, ou pelo menos, minimiza-los. Além é claro, de algumas dicas posturais!!

Então, observe bem seu ambiente de trabalho ou mesmo seu home office e veja se:

- Seu monitor encontra-se ao nível dos seus olhos;

- Se seu teclado e mouse possuem um suporte para os punhos;

- Se sua cadeira está na altura correta (seus joelhos devem formar um angulo de 90°) e se ela fornece um bom apoio para sua coluna;

- Se você utiliza fones de ouvido (no caso de quem passa muito tempo ao telefone);

Além disso, procure sempre manter a cabeça elevada, os ombos para trás e a coluna bem apoiada na cadeira!

Outra dica legal é fazer, no mínimo, três intervalos durante os longos períodos em que permanecemos sentados, para um breve alongamento, além de uma caminhada curta para melhorar a circulção sanguínea, conforme nos explica o fisioterapeuta Rafael Emediato “Adotar a mesma postura por muito tempo, pode gerar o estresse de determinadas estruturas articulares ou mesmo musculares. Para prevenir incômodos e lesões o ideal é estar sempre em movimento, em posições variadas que gerem o mínimo de sobrecarga no corpo, buscando incluir alongamentos e uma rápida caminhadas pelo ambiente de trabalho, em pequenos intervalos”.

E não esqueça, não é somente no trabalho ou em frente ao computador que devemos prestar atenção na nossa postura, mas nas mais corriqueiras atividades do dia dia como limpar a casa, levantar algum objeto ou guardar as malas no armário!!!

Espero que tenham gostado da matéria meninas!!! Continuem participando e mandando suas sugestões, ok!!

 

Bjs e até a próxima segunda-feira!!

Dors Gomes (IG @doris_gomes – Segue lá!!!)

Colaboração:

Rafael Emediato (Fisicoterapeuta)

www.corefisio.com.br